De la gauchesca a El niño Argentino: viaje, aprendizajes y desventuras en el teatro argentino contemporáneo

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Lía Sabrina Noguera

Resumo

Este artigo propõe um estudo sobre a obra El Niño Argentino (2006), de Mauricio Kartun, a fim de analisar, refletir e identificar os procedimentos intermediários pelos quais a peça retorna ao passado literário, político e cultural nacional com o objetivo de gerar novos significados. sobre o presente deste país. Ao mesmo tempo, interessa-nos aprofundar os aprendizados, as aventuras e as desventuras que os protagonistas vivenciam em sua viagem da América à Europa, recuperando a fórmula dicotômica civilização-barbárie, e como os personagens se modificam, crescem, evoluem e evoluem neste fronteira

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Noguera, L. S. (2024). De la gauchesca a El niño Argentino: viaje, aprendizajes y desventuras en el teatro argentino contemporáneo. Orbis Tertius, 29(40), e317. https://doi.org/10.24215/18517811e317
Secção
Dosier: Itinerarios románticos. De la literatura, el teatro y la actuación del siglo XIX a la escena contemporánea argentina

Referências

Adamovsky, E. (2019). El gaucho indómito: de Martín Fierro a Perón, el emblema imposible de una nación desgarrada. Buenos Aires: Siglo XXI Editores.

Dubatti, J. (2010). El Niño Argentino de Mauricio Kartun y la producción de sentido político: el teatro como "ladrillazo a la vidriera". Latin American Theatre Review, 43(2), 5-23. DOI: https://doi.org/10.1353/ltr.2010.0042

Echeverría, E. (1972). Obras completas. Buenos Aires: Ediciones Antonio Zamora.

Kartun, M. (2012). Tríptico patronal. El niño Argentino - Ala de criados - Salomé de chacra. Buenos Aires: Atuel.

Ludmer, J. (2000). El género gauchesco. Un tratado sobre la patria. Buenos Aires: Perfil.

Lugones, L. (1991). El payador y antología de poesía y prosa. Caracas: Biblioteca Ayacucho.

Mauro, K. (2013). La actuación popular en el teatro occidental. Pitágoras 500, 3(2), 15-31. DOI: https://doi.org/10.20396/pita.v3i2.8634720

Pellettieri, O. (2002). Microsistema de la gauchesca teatral. En O. Pellettieri (dir.) Historia del teatro argentino en Buenos Aires. Volumen II: La emancipación cultural (1884-1930) (pp. 100-130). Buenos Aires: Galerna.

Prieto, A. (2006). El discurso criollista en la formación de la Argentina moderna. Buenos Aires: Siglo Veintiuno.

Rajewsky, I. (2005). Intermediality, Intertextuality, and Remediation: A Literary Perspective on Intermediality” [Intermedialidad, intertextualidad y remediar: una perspectiva literaria en intermedialidad]. Intermédialités, 1(6). Recuperado de http://cri.histart.umontreal.ca/cri/fr/intermedialites/p6/pdfs/p6_rajews-ky_text.pdf

Rama, Á. (1976). Los gauchipolíticos rioplatenses. Literatura y sociedad. Buenos Aires: Calicanto.

Rivarola, L. (2011). Una caracterización de la clase política argentina en “El niño Argentino" de Mauricio Kartun. telondefondo. Revista de Teoría y Crítica Teatral, (14), 75-88.

Rojas, R. (1948). Historia de la literatura argentina. Buenos Aires: Losada.

Svampa, M. (1994). El Dilema Argentino Civilización o Barbarie: De Sarmiento Al Revisionismo Peronista. Buenos Aires: El Cielo por Asalto.