Quebrando as soldas da cultura argentina. El matadero de Esteban Echeverría e sua reescrita comentada por Emilio García Whebi

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Analía Graciela Barbieri

Resumo

Segundo Ricardo Piglia, El matadero de Esteban Echeverría é a primeira ficção inaugural da história da violência argentina. Ali o povo está representado naquele espaço bárbaro sob o poder político de Juan Manuel De Rosas (1829-1852). Nesse sentido, Gabo Ferro reconhece o sangue como metáfora essencial que compõe a figura da barbárie. A partir dessas propostas, esta pesquisa se propõe a estudar os deslocamentos que o cenário atual apresenta em relação a esse texto fundador. Estratégias de desvio apresentadas em obras como O Banquete. Abordagens El matadero de Esteban Echeverría (2009), de Germán Maziéres ou Olvídate del Matadero (2022) de Pablo Finamore e Claudio Martínez Bel. Portanto, neste artigo analisaremos El matadero. Un comentario (2009) de Emilio García Whebi. Aqui os personagens vivem juntos em um matadouro onde o sangue vira lama. Esta passagem conota o fim da dicotomia civilização/barbárie e das grandes histórias da civilização ocidental que, em linha com as abordagens filosóficas de Lyotard, prometiam prosperidade às sociedades. Pelo contrário, este trabalho expõe a civilização e a barbárie como entidades que coexistem mal no espaço lamacento de uma Argentina marcada pela tragédia social.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Barbieri, A. G. (2024). Quebrando as soldas da cultura argentina. El matadero de Esteban Echeverría e sua reescrita comentada por Emilio García Whebi. Orbis Tertius, 29(40), e316. https://doi.org/10.24215/18517811e316
Secção
Dosier: Itinerarios románticos. De la literatura, el teatro y la actuación del siglo XIX a la escena contemporánea argentina

Referências

Altamirano, C. y Sarlo, B. (1997). Esteban Echeverría, el poeta pensador. En C. Altamirano y B. Sarlo, Ensayos argentinos. De Sarmiento a la vanguardia (pp. 17-81). Buenos Aires: Ariel.

Borges, J. L. (1 de noviembre de 1984). Un romántico que se le atrevió a la muerte. Clarín/ Cultura y Nación.

Echeverría, E. (1984). La cautiva/El matadero. Buenos Aires: Losada.

Ferro, G. (2015). Barbarie y civilización. Sangre monstruos y vampiros en el segundo gobierno de Rosas. Buenos Aires: Editorial Marea.

García Whebi, E. (2009a). El matadero. Un comentario. Alternativa teatral. https://www.alternativateatral.com/obra13389-el-matadero-un-comentario

García Whebi, E. (2009b). El matadero. Un comentario. (Material de lectura) Seminario de posgrado “Fronteras, cuerpos y desvíos. Del teatro romántico a la escena contemporánea”, Facultad de Filosofía y Letras, Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina.

Iglesia, C. (2014). Echeverría: la patria literaria. En L. El Jaber y C. Iglesia (dir.), Una patria literaria. Historia crítica de la literatura argentina (dir. Noé Jitrik), (Vol. I, pp. 351-383). Buenos Aires: Emecé.

Jitrik, N. (1971). Forma y significación en El Matadero de Esteban Echeverría. En N. Jitrik, El fuego de la especie (pp. 63-98). Buenos Aires: Siglo XXI.

Lyotard, F. (1994). La posmodernidad (explicada a los niños). Barcelona: Gedisa Editorial.

Myers, J. (2005). La revolución en las ideas: la generación romántica de 1837, en la cultura y la política argentina. En N. Goldman (ed.), Nueva historia argentina (Tomo 3, pp. 383-443). Buenos Aires: Sudamericana.

Piglia, R. (1993). La Argentina en pedazos. Argentina: Ediciones de la Urraca/Colección Fierro.